quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bacalhau à Brás- ileira


Já ouviu falar em " Bacalhau à Brás"? É um jeito bem português de se preparar o peixe, mas como acrescentei um ingrediente "a mais", ele acabou ficando à bras- ileira. Esse nome, eu não inventei. Eu copiei de um blog chamado " Tudo na Panela", apesar do ingrediente "a mais" ser diferente, o nome acabou sendo o mesmo. Eu amo tudo no bacalhau, incluindo o aroma e o sabor fortes e excêntricos. Mas se vc for daqueles que torce o nariz pra o cheirinho peculiar, há um modo de deixá-lo mais suave.

Bom, eu usei 1Kg de Bacalhau salgado ( comprei já desfiado - se vc comprar posta ou pedaço, compre cerca de 1kg e 200g para que renda depois de tirar os espinhos e a pele). Deixe de molho em água por 24 horas trocando a água de vez em quando. Depois que dessalgar, retire a pele e os espinhos. Se a carne não for macia, cozinhe por uns 15 minutos em água OU se quiser amenizar o odor e o aroma, cozinhe em leite e não em água. Depois de cozido, desfie (grosseiramente porque na hora de refogá-lo, vai desfiar mais ainda).
Numa panela, coloquei 1/4 xícara de azeite (não use extra virgem, porque este não pode ser superaquecido, use um azeite normal e de boa qualidade), 3 dentes de alho amassados e 1 cebola fatiada em meia lua. Refogue até a cebola começar a ficar transparente. Acrescente o bacalhau desfiado e, deixe toda água que se formar evaporar. Depois que secar, acrescente 1 copo de requeijão cremoso (usei Nestlé Light) e encorpore. Junte 6 ovos inteiros batidos com um garfo, temperados com sal e pimenta (usei pimenta calabreza, mas tradicionalmente, usa-se a pimenta do reino), mexa com o garfo, pra que os ovos fiquem bem mexidos e cozidos mas sem ressecar. Junte 1 xícara de batatas palha (comprei pronta mas guardei de volta e decidi prepará-las eu mesma). Mexa com cuidado pra que o bacalhau não desmanche demais. Desligue o fogo. Coloque o bacalhau num refratário, jogue por cima mais 1/2 xícara de batatas palha e azeitonas pretas (quanto menor e mais pretinha, mais original e saborosa será. Aqui não tinha, então tive que usar essa grandona mesmo). Regue mais azeite e leve ao forno aquecido (180º) por 15 minutos. Retire do forno e polvilhe cheiro verde (usei cebolinha porque salsa anda escassa por aqui e coentro é rejeitado pelo marido!). Servi com arroz branco e salada.

Como preparar batata palha em casa: 500 g de batatas descascadas. Rale num ralador grosso. Lave até que água fique transparente. Escorra bem e coloque sobre um pano de prato limpo. Seque. Aqueça uma panela com óleo e frite as batatas aos poucos. Leva cerca de 2 a 3 minutos. Retire e escorra sobre papel toalha. Se guardada corretamente ( numa vasilha bem fechada), dura cerca de 7 dias com as mesmas características.

2 comentários: