quinta-feira, 14 de abril de 2011

Creme de milho


Prato simples mas muito gostoso. Eu servi acompanhado de filé de frango empanado, arroz com cenoura e salada com 2 tipos de alface e tomate. Pra beber, suco de tangerina. Simples....

Para fazer o creme eu usei:

1 colher de manteiga ou margarina
1 cebola ralada ou bem picadinha
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite (2 xícaras na panela + 1/2 xícara pra dissolver a farinha de trigo)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 tablete de caldo de legumes
1 lata de milho ou 2 espigas cozidas
1 caixinha de creme de leite
sal a gosto
cebolinha verde para polvilhar

Coloque a manteiga numa panela e frite a cebola até ficar transparente. Acrescente 2 xícaras de leite e o caldo de legumes. Mexa para que o caldo dissolva. Misture a farinha de trigo na 1/2 xícara de leite reservada. Quando o leite da panela ferver, misture o leite "enfarinhado" e mexa sempre, sem parar até que engrosse (não tem problema se empelotar porque vai ser batido no liquidificador, mas não pode queimar no fundo). Deve ficar como um creme. Desligue o fogo e coloque esse creme no liquidificador. Junte o milho e bata por um minuto. Se preferir, coe com uma peneira grande, mas se gostar dos bagacinhos do milho, não coe. Às vezes eu coo, às vezes não. Esse aí está coado. Leve ao fogo novamente e mexa por mais alguns minutos. Quando estiver bem cremoso, desligue e junte o creme de leite.Misture delicadamente. Experimente e veja se precisa de mais sal mas cuidado pra não exagerar! Coloque em uma travessa e polvilhe cebolinha verde picada. Se quiser, antes de colocar o milho no liquidificador, separe um pouquinho para colocar por cima do creme antes de servir.

Um comentário:

  1. Pessoal, eu estou com sorte essa semana, estou experimentando todas essas delícias, e vou falar, vale a pena, eu mesma irei fazer essa receita em casa logo logo... hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir