quinta-feira, 16 de junho de 2011

Picanha ao forno em crosta de sal grosso




Olá minha gente!
Meu sumiço teve motivo e a maioria de vcs sabe qual é, né???!!! Fui visitar mamãe que estava dodói e aproveitei pra tirar umas fériazinhas de 1 mês na Cidade Jóia!
Bom, estou de volta trazendo duas receitas. Ontem foi niver do amore, então pra comemorar fiz um jantarzinho simples e gostoso, do jeito que ele gosta.
Essa picanha é tão fácil de fazer que a gente duvida que vá dar certo até colocar o primeiro pedaço na boca, e pode acreditar: dá certo, sim! Já testei e aprovei!!!
Pra acompanhar a nobre carne, fiz um arrozinho branco bem soltinho, uma farofa de linguiça, vinagrete e um molhinho à base de azeite, manteiga e cebola pra regar a carne e deixá-la mais suculenta ainda.
Lá vai a receita...

1 peça de picanha com cerca de 1Kg - até 1,300kg (as maiores costumam ser mais duras)
3 kg de sal grosso
3 dentes de alho amassados

Besunte ao lado contrário da gordura com os dentes de alho. Numa forma grande, coloque 1 Kg de sal grosso, deite a carne com a gordura virada pra cima e coloque o restante do sal grosso por cima. Não deixe que nenhuma parte da carne fique pra fora pra que ela não resseque. Leve ao forno médio 200C, por 2 horas. Caso a crosta solte da carne antes dela ficar pronta, feche a forma com papel laminado pra que termine o cozimento. Depois de assada, retire a crosta que vai estar dura, raspe bem a carne pra que não fiquem pedrinhas de sal grosso e fatie. Sirva em seguida, regada com o molhinho. A gordura da carne vai derretendo durante o cozimento, fazendo com que a carne fique suculenta.

Molho:

3 colheres de azeite
3 colheres de manteiga
1 cebola fatiada
Leve ao fogo até a cebola ficar transparente
Sirva sobre a carne

Um comentário: