sexta-feira, 15 de abril de 2011

Crepe com Doce de Leite


Mais uma sobremesa....aaaiiii, o que seria de mim sem sobremesa??? Essa fiz no dia do creme de milho. Espero que gostem.

Para o recheio:

1 lata de leite condensado, cozido por 40 minutos na panela de pressão. O tempo é contado a partir do momento em que a pressão começa. Só abra a lata depois de fria!!! Para isso, coloque a lata fechada em uma vasilha e cubra com água e gelo.

No liquidificador ou em uma tigela, misture:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colherzinha (café) de essência de baunilha
raspas de 1/2 limão (opcional)
1 colher (sopa) de açúcar

Em uma frigideira anti aderente, aquecida e untada com um pouquinho de manteiga, coloque porções da massa (use uma concha de feijão para medir). É importante que fique bem fina, por isso, não exagere na quantidade quando colocar a massa na frigideira. Frite dos dois lados. O primeiro crepe vai ficar mais oleoso por causa da manteiga.
Depois de fritos, recheie cada crepe com uma colherada de doce de leite. Dobre duas vezes formando um triângulo. Sirva puro ou como eu, com sorvete de creme.

Dicas:
  1. há muitas opções de recheios: goiabada e queijo branco, chocolate derretido, Nuttela (hummm!), leite condesnsado, geléias, creme de confeiteiro, brigadeiro, beijinho....
  2. pode- se usar caldas pra cobertura também, como caramelo com gengibre (faça uma calda de açúcar igual a de pudim mas um pouco mais líquida e junte gengibre fresco ralado), morangos cozidos com açúcar, chocolate...
  3. Se quiser fazer salgado, troque a colher de sopa de açúcar por uma de café de sal. Recheie com frango desfiado refogado, presunto e queijo, peito de peru e queijo branco e cubra com requeijão ou com o que sua imaginação desejar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário