domingo, 10 de abril de 2011

Tartelete Brigadeiro




Sobremesinha boa, viu?! E fácil! Imita na aparência, o Petit Gateau, mas a única semelhança é o chocolate e o sorvete que acompanha.

Anota aí:

Recheio de brigadeiro mole

1 lata de leite condensado (boa qualidade)
2 colheres de chocolate em pó ( usei cacau em pó sem adição de açúcar...o importante é não usar achocolatado, use sempre o de caixinha)
1 colher de manteiga ou margarina
1/2 caixinha de creme de leite
Misture bem os três primeiros antes de levar ao fogo. Então leve ao fogo baixo, mexendo sempre pra não empelotar (se tiver um batedor, melhor ainda, mas se não tiver, use uma colher de pau) . Mexa até começar a desgrudar do fundo da panela ( leva uns oito minutos em fogo baixo). Desligue e junte o creme de leite. Espere esfriar. Recheie os tarteletes.

Massa
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de margarina
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (aquele de caixinha, não use achocolatado)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar
Misture com as mãos até ficar homogêneo. Unte forminhas de empada ou uma grande mesmo desmontável (24 cm) e espalhe a massa no fundo e laterais. Fure com um garfo pra não crescer, mas se crescer, depois de assada, amasse com uma colher. Asse em forno preaquecido 200º por uns 15 minutos. Deixe esfriar, desenforme e recheie. Na hora de servir, polvilhe sobre os tarteletes chocolate em pó.
Eu servi com sorvete de creme e calda de morango. Quentinho fica perfeito.

Dica: ao invés do brigadeiro, vc pode fazer um ganash de chocolate com: 250g de chocolate ao leite ou meio amargo ou meio a meio e 1 lata de creme de leite. Em banho maria, derreta hocolate. Quando estiver todo derretido, misture o creme de leite muito bem. Pronto. Deixe esfriar e é só rechear e polvilhar chocolate em pó na hora de servir

Um comentário:

  1. nossa realmente deve ser divino esse tartelete, se a torta holandesa dessa mulher é um pedacinho do céu, imagina esse tartelete de brigadeiro, estou com água na boca , hummmm vou me ariscar a fazer, pois acho muito dificil ficar igual dessa diva da culinária, parabéns Julia, realmente vc é a diva da culinária, um grande beijo

    ResponderExcluir